
Bom galera, creio que todos estão cientes de que o ENEM - exame nacional do ensino médio - foi adiado. Causa? Vazamento da prova oficial para o público.
Como o próprio presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, afirmou: "Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance". Esta afirmação foi feita na madrugada de ontem para hoje, por telefone, para o ministro da educação Fernando Haddad. Esta certeza quase absoluta de que a prova vazou é baseada em informações concedidas pelo jornal "Estadão". Segundo declaração do jornal, um indivíduo procurou o jornal na tarde de ontem, e pediu R$500.000 pelas provas que seriam aplicadas neste sábado e domingo. O pessoal do jornal avaliou o material que seria negociado para confirmar a veracidade dos documentos, e após uma consulta ao ministério da educação, foi confirmada a autenticidade das provas.
O homem que ofereceu a prova ao jornal e mais outro que estava em sua companhia, declararam que teriam recebido o material na segunda-feira, de um funcionário do Inep. Afirmaram que o esquema de fraude tinha cinco pessoas.
Segundo a reportagem do jornal que teve contato com os indivíduos envolvidos no esquema, estes homens em todo momento procuravam saber da posição do jornal quanto à negociação, e quando a resposta foi negativa, disseram que poderiam vender até por mais dinheiro e se referiram às emissoras de TV.
O MEC tem uma outra versão da prova do Enem pronta para substituir a que foi cancelada. A expectativa do ministério é realizar o exame em 45 dias. O exame mudou este ano para funcionar como vestibular unificado nacional: 24 universidades federais tinham abolido seus processos seletivos em favor do novo Enem.
Mais uma vez o episódio da malandragem se repete no Brasil. É uma coisa normal pra uns, até engraçada e apoiada por outros. Como este blog, nem a pessoa que o escreve é compactuante de tal atitude, resolvi escrever um texto específico sobre o caso.
Todos os anos até hoje, nunca houve nenhum tipo de fraude no ENEM, não é de impressionar que agora que o exame ganha maior visibilidade no cenário nacional este tipo de fraude comece a acontecer. Podem ter certeza que este é o primeiro de muitos que virão enquanto não ocorrer uma reforma educacional no Brasil.
É tão difícil assim pensar antes na sua própria pátria? Será que todos participariam de um esquema de fraude que prejudica milhões de estudantes em todo território nacional que estão prestes a ingressar nas universidades?
Olá Victor!
ResponderExcluirMuito bom seu blog!
Pois é ja antecipo que daqui alguns anos se o ENEM continuar como o novo método de seleção para as universidades, ele deixará de ser aplicado pelo governo, exatamente como era com as universidades
Abraço!